Carregando…

Quem somos

Jovens Com Uma Missão – JOCUM

Fundada em 1960, por Loren Cunningham, Jovens Com Uma Missão é uma agência Missionária interdenominacional e internacional, de caráter filantrópico e empenhada na mobilização de jovens de todas as nações para a Grande Comissão. JOCUM está presente em mais de 180 países e conta com cerda de 18.000 obreiros de tempo integral, distribuídos em vários ministérios.

No Brasil, o trabalho da Jocum teve início em 1975. Hoje temos cerca de 60 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário espalhados por todas as regiões do Brasil, e mais de 1.300 voluntários servindo em tempo integral em nossa nação.

Jocum Borel

O Morro do Borel é uma das comunidades mais antigas do Rio de Janeiro, onde moram cerca de 20 mil pessoas. As atividades da JOCUM nesta comunidade tiveram início em 1989, quando uma equipe motivada pelo pioneiro Wellington Oliveira, mais conhecido como “Tio Wellington”, foi enviada para iniciar o trabalho missionário nesta comunidade. No início da década de 1990 em meio a um contexto de violência e completo abandono do Estado, Pedro Rocha, conhecido como “Pedro do Borel”, e alguns missionários aceitaram o desafio de implantar permanentemente projetos de Desenvolvimento Comunitário. Durante o seu tempo à frente do trabalho, de forma visionária e vibrante, “Pedro do Borel” ajudou a firmar as bases de várias iniciativas dentro da comunidade.

Hoje temos uma equipe permanente de cerca de 25 voluntários de tempo integral. Além deles, recebemos voluntários de tempo parcial, nacionais, estrangeiros e da própria comunidade. Ao longo de nossa história temos visto uma forte vocação de recebermos voluntariado de diversas nacionalidades, em especial holandeses, americanos, suíços, alemães, mexicanos, chilenos, etc. Também contamos com o suporte de apoiadores de outros países.

Hoje como Jocum Borel temos em funcionamento a Creche Semente que atende 80 crianças, um Centro Comunitário (CC) onde funciona a Escola de Música Bom Tom, o Criarte, que é um projeto sócio educativo na área de artesanato, que visa à geração de renda e a valorização da autoestima de mulheres e adolescentes, e um estúdio de gravação. O Centro Comunitário também é um espaço para outros treinamentos e reuniões para a comunidade. Também temos o único ambulatório dentro do Borel proporcionando voluntariamente atendimento de saúde nas áreas de medicina preventiva, curativa, cuidados de enfermagem e farmácia comunitária. Prestamos os primeiros socorros aos pacientes em emergência e também realizamos transporte para a unidade de saúde mais próxima. Atendemos cerca de 400 pacientes por mês. Também disponibilizamos atendimento em odontologia, psicologia e fisioterapia. Desenvolvemos também atividades educativas e cidadãs através da nossa escolinha de futebol (o Futebol Clube Borel) para mais de 70 crianças e jovens. Estamos abrindo uma nova frente de trabalho na cidade de Niterói onde trabalhamos com a comunidade do Morro do Santo Cristo na área de artesanato (geração de renda) e inclusão digital e estamos revitalizando as atividades da Jocum Tuiuti, em São Cristóvão, através do Centro de Capacitação Integral (CCI).
Cremos firmemente no poder do Evangelho de Cristo para transformação do homem e consequentemente para a transformação de todas as esferas de sua atuação e do espaço que ele ocupa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn